Terminais: conectores
O objetivo da TECNO-FLEX sempre foi beneficiar a vida de seus clientes e colaboradores através das soluções que viabilizamos, não é à toa que estamos aqui, criando uma rede de conhecimento – compartilhando a experiência que adquirimos ao longo das nossas 6 décadas de história -.
Hoje falaremos sobre um assunto que pode ser um pouco confuso no início e que também é um dos nossos principais produtos: os terminais!
Simplificando, os terminais são conectores que foram criados para proporcionar plena fixação, rápida desmontagem e total vedação quando fixado nas extremidades do tubo flexível e no painel elétrico/ calhas elétricas . Fabricados em alumínio ou latão usinado, são fornecidos com rosca tipo BSP ou NPT.
Tipos de Rosca
NPT: sendo uma rosca cônica, é, na maioria das vezes, usada em conexões de tubulações de gás industrial e água. Muito popular nos EUA e Canadá, ela foi criada para funcionar de acordo com o “princípio do arredondamento”, conforme a conexão vai sendo realizada, seu diâmetro aumenta respectivamente até a vedação ter sido completada e assim, travar.
A sigla NPT vem de uma norma americana conhecida como national pipe thread, traduzida como “rosca de tubo nacional”. NPT é uma norma específica para roscas.
BSP: é uma rosca paralela, o que significa que ela pode ser rosqueada até o fim. A rosca BSP é mais utilizada (e recomendada) em instalações residenciais. Sua sigla é a abreviação de British standard pipe.

Nossos Terminais
Os denominados TMF e TFF são terminais fixos e os TMG e TFG são giratórios, ambos são utilizados nos tubos MGP-G, MGP-Z, MG-G e MG-Z. Já a contra porca (TCP) é utilizada nos terminais machos para restringir o deslocamento da ancoragem ou da emenda.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido valioso e esclarecedor para você.
Assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas mídias sociais para ficar por dentro das novidades. Até logo!